O Centro de Oncologia Monte Sinai é parceiro do projeto Outubro Rosa do plano de saúde Sabin Sinai. Além de participar da roda de conversa que abriu as comemorações do mês, com palestras com alguns de seus profissionais, a clínica participa diretamente da proposta de triagem para detecção precoce do câncer. No lançamento do plano, a abertura foi realizado pelo Diretor do Sabin Sinai e do Hospital Monte Sinai, Dr. José Mariano Soares de Moraes, e com a palestra “Aconselhamento Oncogenético na prevenção do Câncer de Mama”, com Drª Mariana Abad, Oncologista e Especialista em Oncogenética, e da Nutricionista da clínica, Henriqueta Van Keulen, falando sobre “Alimentação adequada na prevenção e tratamento do câncer de mama”. Depois elas responderam as perguntas das participantes, juntamente com os ginecologistas Didier Castellano e Fernanda Polisseni.
Detecção precoce é fundamental
O projeto idealizado pelos setores de Gestão de Vidas, com suporte da Gerência de Qualidade da operadora visa, efetivamente, incentivar o check-up anual da saúde feminina promovendo o diagnóstico precoce de câncer, criando facilidades para incentivar a realização da mamografia para mais de 1000 beneficiárias, entre 40 e 69 anos. Na parceria, o Centro de Oncologia fará a consulta com a mastologista para os exames marcados com laudo suspeito pelas três clínicas de imagem que participam do projeto.
Para fazer seu exame anual de rotina, a beneficiária do Sabin Sinai já terá sua guia pré-aprovada para fazer sua mamografia sem burocracia. Ela não precisa ir ao médico antes para ter o pedido, mas no caso de alguma alteração que necessite da orientação de um especialista, ela será encaminhada ao Centro de Oncologia Monte Sinai, onde a mastologista informará se há ou não necessidade de exames complementares. Esta etapa do check-up é subsidiada. Apenas se houver necessidade de maior aprofundamento ou tratamento, a beneficiária segue os processos clínicos, cirúrgicos ou com exames específicos, conforme o contrato em sua modalidade de cobertura.
O período para a realização da mamografia vai além do mês da campanha para garantir acesso amplo. Começou em 24 de setembro e vai até 30 de novembro de 2019.
Diagnóstico rápido do câncer de mama
As mastologistas do Centro também participam do serviço regular, fora deste projeto, do Centro de Oncologia Monte Sinai chamado Diagnóstico Rápido do Câncer de Mama. Seu objetivo é fazer toda a cadeia de investigação de forma muito mais rápida, reduzindo a angústia da peregrinação em várias clínicas e especialistas. Com parceiros da Radiologia, Patologia e com a biópisia guiada, quando necessária, feita no próprio Centro de Oncologia todo o processo dura apenas uma semana.
Câncer de mama ainda é o mais prevalente entre as mulheres
O câncer de mama ainda é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres em todo o mundo. No Brasil, segundo dados do Instituto do Câncer (INCA), corresponde a cerca de 29% dos casos novos a cada ano, depois do de pele não melanoma. A estimativa para este ano é de 59 mil ocorrências. Mas o diagnóstico precoce tem potencial de cura em até 95% dos casos.