A leucemia e o linfoma são dois tipos de câncer, mas essas doenças não formam um tumor localizado a princípio. Elas atingem células do sangue, que viajam pelo corpo todo e, depois, em fases mais avançadas, podem atingir um órgão específico. Mas você sabe qual a diferença entre leucemia e linfoma?
⠀
Esses dois cânceres têm em comum o fato de serem doenças hematológicas, ou seja, origem nas células sanguíneas. Entretanto, essas neoplasias apresentam algumas características diferentes entre si, como os tipos específicos de células acometidas e o local do corpo onde acontecem as mutações que levam à malignidade.
⠀
✔PRIMEIRA DIFERENÇA: O TIPO DE CÉLULA ATINGIDA
O sangue é composto por várias células diferentes, que são divididas entre glóbulos vermelhos (também conhecidos como hemácias), glóbulos brancos (que se subdividem em outros grupos) e plaquetas. Um linfoma é um câncer que acontece quando os linfócitos, que são um tipo específico de glóbulos brancos, se tornam malignos. Já na leucemia, pode ocorrer a malignidade dos linfócitos, mas também de outras células sanguíneas.
⠀
✔SEGUNDA DIFERENÇA: ONDE SURGE O CÂNCER
Apesar de as duas doenças atingirem células do sangue que viajam pelo corpo, a leucemia e o linfoma surgem em lugares diferentes do nosso organismo. A leucemia é um tipo de neoplasia que se desenvolve na medula óssea, o tecido que fica dentro do nosso esqueleto e é responsável por produzir as células do sangue. Já o linfoma se desenvolve dentro dos linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos, e dentro do sistema linfático, responsável por transportar o líquido dos tecidos (linfa) até os vasos sanguíneos.
Para agendamentos e informações entre em contato com a nossa equipe: (32)2104-4777. Estamos no Centro Médico Monte Sinai, Torre Oeste – 4º andar (401), na Avenida Presidente Itamar Franco, 4001 – Cascatinha em Juiz de Fora, MG.