O esôfago é um órgão que integra o sistema digestivo. Com cerca de 25 cm de comprimento, tem origem no pescoço, como continuação da faringe, na altura da sexta vértebra cervical. Ele segue por trás do esterno e à frente da coluna vertebral, atravessando o hiato esofágico do diafragma, até chegar ao estômago. O esôfago é responsável por conduzir alimentos sólidos, pastosos e líquidos até o estômago.
🔎 Os dois tipos mais frequentes são o carcinoma epidermoide escamoso e o adenocarcinoma. O primeiro é mais comum em pessoas negras e afeta, em geral, as células escamosas que revestem o terço superior e médio do esôfago, sendo fortemente associado ao consumo de tabaco e álcool. Já o segundo é mais comum em pessoas brancas e tem seu surgimento relacionado às glândulas secretoras de muco, especialmente no terço inferior do esôfago. Geralmente, está correlacionado com a presença de estômago de Barrett, esofagite de refluxo crônica, obesidade e fumo.
O câncer de esôfago é mais comum em pessoas com idade mais avançada e homens. Conheça agora outros fatores de risco:
👉 Tabagismo e alcoolismo
👉 Refluxo gastroesofágico
👉 Esôfago de Barrett
👉 Obesidade
👉 Acalasia
👉 Tilose
👉 Membranas esofágicas,
👉 Lesão no esôfago,
👉 Histórico pessoal de outros tipos de câncer
👉 Infecção pelo HPV
Em sua fase inicial, o câncer de esôfago não apresenta sinais. Porém, com a progressão da doença, podem surgir sintomas tais como:
👉 Dificuldade ou dor ao engolir,
👉 Dor retroesternal (atrás do osso do meio do peito)
👉 Dor torácica
👉 Sensação de obstrução à passagem do alimento
👉 Náuseas
👉 Vômitos
👉 Perda de peso
A adoção de bons hábitos de vida está intimamente relacionada à prevenção do câncer de esôfago. Por isso, é crucial evitar o consumo de tabaco, moderar o consumo de álcool, seguir uma dieta saudável e equilibrada, com ênfase em alimentos ricos em fibras, manter um peso saudável e praticar atividade física regularmente.
#OncologiaMonteSinai #CentrodeOncologiaMonteSinai #CâncerdeEsôfago #prevenção #tratamentooncológico #juizdefora