Sim, é possível aproveitar o sol durante a quimioterapia, desde que sejam tomados os devidos cuidados! ☀️
Isso porque os medicamentos utilizados na quimioterapia podem deixar a pele mais sensível e causar reações cutâneas indesejáveis quando expostas ao sol. Assim, é importante evitar a exposição solar indevida, pois isso pode levar a queimaduras solares mais rápidas e ao surgimento de manchas escuras devido à hiperpigmentação pós-inflamatória.
🕛 É aconselhável evitar exposições exageradas ao sol, especialmente durante o horário entre as 10h e às 16h, quando a radiação ultravioleta UVB está mais intensa e é mais associada às queimaduras solares.
Mas, ainda sim, independentemente do horário, é obrigatório o uso de protetor solar, sendo importante escolher um com fator de proteção acima de 60 FPS e reaplicá-lo a cada duas horas durante o dia. 🧴
🫗 👒 No entanto, os cuidados vão além do uso de protetor solar. É fundamental manter a pele hidratada, utilizando hidratantes e consumindo bastante líquidos. Além disso, o uso de lenços ou chapéus pode proporcionar uma proteção adicional.
Seguindo esses cuidados, é possível desfrutar do sol de forma saudável e protegida, tornando o tratamento mais confortável. No entanto, é importante ressaltar que essas dicas não substituem as recomendações do seu médico. 😉
#OncoSinai #OncologiaMonteSinai #quimioterapia #tratamentooncológico #dúvidas