📅 Hoje, 18 de setembro, é o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, uma data que tem como objetivo promover a conscientização sobre a doença e promover sua detecção precoce.
🔎 O Retinoblastoma é um tumor maligno que se desenvolve na retina, a parte sensível à luz do olho. Conheça seus fatores de risco:
➡️ Genética: a maioria dos casos é esporádica, o que significa que ocorrem de forma aleatória, sem uma causa genética aparente. No entanto, cerca de 40% dos casos são hereditários, resultantes de uma mutação genética transmitida de um dos pais para a criança. Crianças com histórico familiar de Retinoblastoma têm um risco maior de desenvolver a doença.
➡️ Idade: é mais comum em crianças com idades entre 0 e 5 anos. A maioria dos casos é diagnosticada antes dos 2 anos de idade.
Veja agora alguns sinais e sintomas da doença:
➡️ Leucocoria: esse é o sinal mais característico, conhecido como o reflexo esbranquiçado na pupila quando exposta à luz. Geralmente é notado em fotografias de flash, por isso, é importante que os pais estejam atentos a esse sinal, pois muitas vezes não é visível a olho nu.
➡️ Estrabismo: se uma criança desenvolve estrabismo de repente, isso deve ser avaliado por um oftalmologista.
➡️ Vermelhidão e dor nos olhos: se uma criança se queixar de dor nos olhos ou mostrar sinais de desconforto ocular persistente, isso deve ser investigado.
➡️ Perda de visão: à medida que o tumor cresce, pode interferir na visão da criança. Uma diminuição repentina da visão em uma criança deve ser motivo de preocupação e avaliação médica.
➡️ Estrabismo secundário: se uma criança já tem estrabismo e ele piora significativamente, isso pode ser um sinal.
Se os pais ou cuidadores notarem qualquer um desses sinais, devem procurar imediatamente um oftalmologista pediátrico para uma avaliação completa e, se necessário, encaminhamento para um especialista em retinoblastoma. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, maiores são as chances de tratamento bem-sucedido e preservação da visão da criança! 😉
#OncologiaMonteSinai #OncoSinai #retinoblastoma #câncer #prevenção