A Quimioterapia

A quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para combater as células doentes, mas por ser um tratamento sistêmico, atinge todas as células, inclusive as sadias. Qualquer medicamento usado para tratar o câncer é considerado quimioterapia, chamamos de quimioterapia citotóxica convencional o tratamento com fármacos que destroem as células que estão em crescimento e dividindo-se rapidamente. De forma geral, a quimioterapia é administrada por via venosa, embora alguns quimioterápicos possam ser administrados por via oral.

Imunoterapia

Este é um tipo de tratamento biológico que visa potencializar o sistema imunológico para que este possa combater infecções e outras doenças como o câncer. A imunoterapia vem se desenvolvendo e tornou-se uma parte importante do tratamento de alguns tipos de câncer. Algumas imunoterapias estimulam o sistema imunológico do corpo de uma forma muito geral, enquanto outros ajudam o sistema imunológico a atacar especificamente as células cancerígenas. Estudos têm mostrado que sua associação com quimioterapia tradicional ou com outras terapias alvo associadas pode ser ainda mais eficaz que a imunoterapia isolada.

Terapias alvo

Mutações genéticas específicas contribuem para o desenvolvimento de cânceres específicos. Com esse conhecimento, pesquisadores estão desenvolvendo medicamentos que:

  • Bloqueiam ou desligam os sinais que indicam às células cancerosas como crescer e se dividir.
  • Ligam ou promovem processos que resultem na morte natural das células.
  • Liberem substâncias tóxicas especificamente nas células cancerosas para destruí-las.

E existem dois tipos principais de terapia alvo. As realizadas com Anticorpos Monoclonais são substâncias produzidas em laboratório para bloquear um alvo específico das células cancerígenas ou no tecido adjacente ao tumor. E com Medicamentos Orais, que contêm componentes químicos menores do que os anticorpos monoclonais, o corpo consegue absorvê-los melhor. Estes medicamentos geralmente bloqueiam processos dentro das células cancerosas que as estimulam a se multiplicar e se espalhar.

Atenção: só o seu médico (Oncologista ou Hematologista) poderá indicar o medicamento mais adequado para o tratamento do paciente, após a consulta especializada e exames específicos. Ele determinará o melhor tratamento, doses e forma de administração, conforme o tipo de tumor, com planejamento do número de sessões e cada caso é individualizado. A quimioterapia pode ser o tratamento único ou pode ser associada à radioterapia e/ou cirurgia.