A Radioterapia é uma especialidade médica que juntamente com a Cirurgia Oncológica e a Oncologia Clínica atua no tratamento das neoplasias. Mais da metade dos pacientes com câncer vão ser tratados com alguma forma de Radioterapia no decorrer do tratamento.
São utilizados feixes de fótons de alta energia direcionados para destruir células cancerígenas. Pode ser utilizada como tratamento exclusivo ou em combinação com outras terapias, diminuindo tumores antes da cirurgia ou da quimioterapia ou destruindo qualquer célula de câncer que possa permanecer após outros tratamentos.
A radiação é produzida por aceleradores lineares que aceleram elétrons os quais colidem em uma barreira metálica e produzem fótons. Os fótons são moldados em feixes e entregue ao paciente através do gantry (parte do aparelho do qual saem os feixes) que se move ao redor da mesa de tratamento. Uma única dose é chamada de fração. A maioria dos tratamentos requer varias frações.
Um plano de tratamento típico consta de cinco frações por semana durante quatro a seis semanas. A Radioterapia requer um planejamento cuidadoso para garantir que o volume alvo de tratamento seja todo englobado com um mínimo impacto ao tecidos saudáveis ao redor. É utilizado Tomografia Computadorizada como simulador de tratamento junto com acessórios de imobilização para a adequada entrega de dose durante a aplicação. Dados do simulador são usados para ajudar no cálculo de dose antes do início do tratamento.