A OncoSinai – Clínica do Centro de Oncologia Monte Sinai, foi o primeiro centro de excelência em Oncologia de Minas Gerais a se associar à ONCOH (Organização Nacional de Centros de Oncologia e Hematologia). E ao participar desta iniciativa, agora, integra uma rede nacional de centros de cuidados oncológicos de alto padrão técnico e de qualidade assistencial. A ONCOH é o resultado prático da associação de diversos centros de excelência nas áreas de Oncologia, Hematologia e Terapias Infusionais espalhados pelo Brasil, que uniram forças em torno de objetivos comuns, com foco em proporcionar mais benefícios para pacientes, médicos e operadoras de saúde.
Reunindo centros de oncologia em importantes cidades brasileiras a ONCOH (www.oncoh.com.br), apresenta premissas importantes determinantes para participação de membros e tem entre seus propósitos o olhar integral para o tratamento oncológico, proporcionando a melhor experiência possível para nossos pacientes, os mais avançados e testados protocolos e diretrizes de tratamento que são atualizados constantemente através do seu Comitê Médico Científico, do qual o OncoSinai faz parte.
Segundo Marcos Henrique Pereira, presidente da ONCOH e Diretor do Centro de Combate ao Câncer (São Paulo), esta iniciativa não envolve nenhuma aquisição dos serviços e, sim, o aproveitamento de sinergias e integração em três dimensões: Tecnológica, Práticas Assistenciais e Mercado.Um de nossos objetivos é usar fortemente a tecnologia para compartilhar protocolos e diretrizes clínicas definidas pelo nosso Comitê Científico, acompanhar a adesão das equipes a estas linhas e seguir um robusto painel de indicadores assistenciais e administrativos que nos permita garantir o alto grau de qualidade e previsibilidade e nossas condutas assistenciais e contribuição para a sustentabilidade do setor, para nós as necessidades o paciente oncológico não se limitam a quimioterapia, e ele precisa ser acolhido e acompanhado em toda jornada de investigação e de tratamento de maneira eficiente e empática”.
A OncoSinai participa ativamente destas discussões e tem contribuído e maneira significativa através de seus representantes, Dra. Christiane Meurer, pela Oncologia, e Dr. Angelo Atalla, pela Hematologia, que passaram a integrar o Comitê Médico Científico da ONCOH, composto por médicos de renome nacional e internacional referências em suas especialidades. Todos passam a ter as mesmas linhas assistenciais e de conduta clínica, independente do associado estar num grande centro ou numa cidade de menor porte. Tudo é discutido no Comitê e implantado localmente.
A união que faz a força
Com esta iniciativa, o OncoSinai ratifica seu propósito de oferecer sempre os melhores e mais modernos tratamentos, alinhado com as boas práticas nacionais e internacionais e também o entendimento que juntos, os membros da ONCOH terão uma maior abrangência e representatividade no setor.
ATUAÇÃO FRENTE À PANDEMIA – Atentos às recomendações da OMS – Organização Mundial da Saúde, nenhum dos centros oncológicos associados à ONCOH interrompeu seus atendimentos aos pacientes oncológicos, muito pelo contrário, além de reforçar todas as medidas protetivas junto aos seus colaboradores e equipes multidisciplinares, várias ações informativas foram desenvolvidas em benefício dos pacientes.
As trocas de experiências e medidas eficazes de acolhimento aos pacientes foram amplamente discutidas em reuniões do Comitê Médico Científico em reuniões semanais por video conferência e, neste momento, o foco é compartilhar informações para estruturar com segurança o que cada serviço está desenvolvendo em termos de ação frente à Covid-19, seja na redefinição do uso do espaço ou de informação aos pacientes e familiares, tentando esclarecer e tranquilizar a todos para que não percam seu tratamento. Todos os centros fizeram adequações de agenda, de forma a reduzir concentração de pacientes em sala de espera, de colaboradores, relação carga horário, horário de funcionamento, medidas preventivas, sempre visando a manter