A equipe do OncoSinai sempre alerta para a importância da continuidade de exames e tratamentos que foram adiados por conta da pandemia. Da mesma forma que incentivamos os pacientes com câncer a se vacinarem contra a Covid-19.
Mas é importante que todos vocês entendam a orientação de aguardar quatro semanas após a segunda dose da vacina para fazer a mamografia de rastreio, ou realizá-la antes da administração da vacina. Com informação de qualidade e orientação especializada fornecemos segurança e conscientizamos toda a população.
Devido ao aumento da população vacinada contra a Covid-19, a Sociedade Brasileira de Mastologia, a Comissão Nacional de Mamografia do Colégio Brasileiro de Radiologis e Diagnóstico por Imagem (CBR) e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) orientam a comunidade médica sobre a linfonodopatia axilar (inchaço nos gânglios embaixo do braço) após a vacina, o que pode atrapalhar no entendimento do laudo da mamografia.
Segundo a Dra Aline Franco, @dra.aline.afranco mastologista da OncoSinai, essa alteração após a vacina é um evento raro e, na verdade, não é exclusivo da vacinação contra a Covid-19, podendo acontecer como reação após a imunização de outras vacinas també, como Sarampo e Influenza.
No entanto, se você apresenta algum sintoma suspeito de câncer, a recomendação é manter a realização da mamografia diagnóstica, independente da vacinação.
Converse com seu médico, não deixe de fazer seus exames e também não deixe de se vacinar.
Para agendamentos e informações entre em contato com a nossa equipe: (32)2104-4777. Estamos no Centro Médico Monte Sinai, Torre Oeste – 4º andar (401), na Avenida Presidente Itamar Franco, 4001 – Cascatinha em Juiz de Fora, MG. Com fácil acesso, amplo estacionamento, para oferecer comodidade aos pacientes em consulta e tratamento.
#OncologiaMonteSinai #TratamentoOncológico #vencerocâncer #depoimentos #elogios #mamografia #vacinacovid19 #câncer #câncerdemama #orientação #chegadesperar