Apesar dos nomes muito conhecidos, nem todo mundo conhece as diferenças entre esses tratamentos, dois dos mais indicados no combate ao câncer após o diagnóstico. Por isso, vamos explicar melhor sobre cada um deles:
A Radioterapia é o principal tratamento utilizado em casos em que não há metástase, ou seja, quando o tumor não se espalhou para outras partes do corpo e a doença não chegou à sua fase avançada. É um método local/regional, feito através de aplicação de radiações ionizantes diretamente no local do tumor, na intenção de erradicar as células tumorais e impedir que elas se reproduzam.
Já a Quimioterapia utiliza compostos químicos no tratamento da doença, que são aplicados para se misturarem à corrente sanguínea do paciente e destruir células doentes, responsáveis pela formação de tumores, e impedir que elas se espalhem pelo restante do corpo. Este método utiliza vários medicamentos denominados como quimioterápicos, e a administração destes pode ser feita de várias formas, como via oral, intravenosa ou subcutânea.
O paciente em tratamento quimioterápico pode manter suas atividades e seguir sua rotina diária, mas alguns efeitos indesejáveis podem ocorrer, como fraqueza, tonteiras e enjoos. A escolha do tratamento mais adequado depende do estado de saúde do paciente, estágio da doença, a extensão do tumor e sua localização, sendo avaliado e indicado pelos profissionais oncológicos de acordo com o caso de cada paciente.
Entre em contato (32)2104-4777 e venha conhecer nossa estrutura de referência. Estamos no Centro Médico Monte Sinai, Torre Oeste – 4º andar (401), na Avenida Presidente Itamar Franco, 4001 – Cascatinha em Juiz de Fora, MG.
#OncoSinai #OncologiaMonteSinai #CentrodeOncologiaMonteSinai #vencerocâncer #oncologia #radioterapia #quimioterapia