A perda de cabelo é, sem dúvidas, um dos efeitos colaterais do tratamento oncológico mais delicados para os pacientes. Por isso, é essencial entender o motivo disso acontecer, orientar e acolher aqueles que estão passando por esse momento.
Afinal, por que ocorre a queda de cabelo durante o tratamento? 🤔
➡️ Os medicamentos utilizados na quimioterapia são muito potentes, por isso, além de atacar as células do câncer, infelizmente, também atuam sobre outras células do corpo sadias que também se multiplicam rapidamente, como as células do cabelo. Dessa forma, pode ocorrer a perda de todos os pelos do corpo, como os cílios e sobrancelhas.
Dependendo dos tipos de medicações e suas dosagens, há níveis diferentes de perda: de leve até uma possível alopecia completa, que é a perda total de cabelos.
Mas, passar por isso durante o tratamento não significa algo permanente. Felizmente, na maioria dos casos, a queda de cabelo é temporária! Os fios retornam de três a seis meses após o término do tratamento e, temporariamente, podem apresentar uma textura diferente. 😉
Agora que você já sabe como esse processo funciona, pode sair compartilhando essa informação com seus familiares e amigos, afinal, quanto mais falarmos sobre o assunto, mais descomplicado ele se torna.
#OncologiaMonteSinai #CentrodeOncologiaMonteSinai #Câncer #tratamentooncologico #saúde #quedadecabelo #juizdefora