Nesta sexta, 31, é comemorado o dia da saúde e nutrição.
A conscientização sobre a importância da manutenção da saúde e de uma alimentação saudável também engloba os pacientes em tratamento oncológico, pois, a adoção desses hábitos ajuda a fortalecer o sistema imunológico, manter um peso saudável e reduzir o risco de infecções e efeitos colaterais durante essa etapa.
🤩 Por isso, confira 7 sugestões de alimentos que podem ajudar:
👉 Alho – rico em antioxidantes, vitaminas A e C, pode ajudar a prevenir e tratar infecções, além de fortalecer o sistema imunológico.
👉 Vegetais de cor verde, como brócolis, couve, espinafre e ora pro nobis, que contêm ácido fólico, vitaminas A, B6 e B12, essenciais na formação de glóbulos brancos e resistência às infecções.
👉 Frutas cítricas – limão, laranja e abacaxi, ricas em vitamina C, com ação antioxidante e que ajudam no combate a infecções respiratórias e gripes.
👉 Gengibre – raiz que contém vitaminas B6 e C, além de possuir propriedades bactericidas. Essa raiz pode auxiliar na redução de inflamações e dores, sendo útil para pacientes em tratamento de quimioterapia pois ajuda a controlar as náuseas decorrentes desse processo. Mas, o consumo em pó não é recomendado pela concentração de substâncias.
👉 Graviola – rica em vitaminas B e C, essenciais para fortalecer o sistema imunológico, digestivo e nervoso. Ela fruta também pode aumentar a energia e disposição do corpo, mas não deve ser consumida como chá, pois as folhas podem causar toxicidade.
👉 Peixes – excelentes aliados no tratamento devido ao alto teor de ômega 3 e ácidos graxos. Algumas espécies contêm mais dessas substâncias, o que pode reduzir o colesterol e melhorar a produção de células saudáveis, prevenindo o surgimento de alguns tipos de câncer, especialmente o de mama. Espécies como o salmão, atum, sardinha e truta possuem maior teor de ômega 3.
👉 Pimenta – são fontes de betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo, fortalecendo o sistema imunológico, protegendo contra infecções. Mas, tenha cuidado pois o seu consumo em excesso pode agredir o trato gastrointestinal.
#OncologiaMonteSinai #nutrição #câncer #tratamentooncologico