O mês de agosto é marcado por uma importante campanha de conscientização e prevenção: o “Agosto Branco”. Essa iniciativa tem como objetivo principal alertar a população sobre os riscos e a importância da prevenção do câncer de pulmão, uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
O câncer de pulmão é uma das principais causas de morte por câncer tanto em homens quanto em mulheres, e sua incidência tem aumentado significativamente nas últimas décadas, principalmente devido ao tabagismo e à exposição a fatores ambientais nocivos, como a poluição do ar. Confira outros fatores de risco:
➡️ Histórico familiar de câncer de pulmão
➡️ Exposição a substâncias como radônio, arsênico, cromo, níquel, fuligem e amianto
➡️ Radioterapia anterior na região do tórax
➡️ Poluição do ar
➡️ Doenças pulmonares como a tuberculose
Muitas vezes, os sintomas iniciais são negligenciados ou confundidos com problemas respiratórios comuns, o que pode atrasar o diagnóstico. Por isso, veja agora quais são os principais sintomas da doença:
➡️ Tosse persistente;
➡️ Escarro com sangue;
➡️ Dor no peito;
➡️ Rouquidão;
➡️ Falta de ar;
➡️ Falta de apetite e perda de peso repentina;
➡️ Pneumonia ou bronquite recorrente;
➡️ Cansaço e fraqueza.
⚠️ Embora nem todos os cânceres de pulmão possam ser evitados, podemos reduzir o risco tomando algumas medidas, como mudar a exposição a fatores de risco. Se você é fumante ou já fumou antes, é importante fazer consultas regulares com um médico pneumologista e fazer tomografias para detectar precocemente o câncer de pulmão.
Isso pode aumentar suas chances de diagnóstico precoce. 😉
#OncologiaMonteSinai #OncoSinai #prevenção #agostobranco #câncerdepulmão