🟠 O mês de Junho recebe a cor laranja pela campanha de conscientização e prevenção de duas doenças que afetam adultos e crianças: a anemia e a leucemia.
Como a informação é a nossa maior aliada, separamos no post de hoje a definição de cada uma, assim como seus sintomas e suas formas de prevenção:
🔎 Anemia: ocorre quando o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal devido à falta de nutrientes essenciais. Existem várias causas possíveis, como deficiência de ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.
No entanto, a anemia causada pela falta de ferro, conhecida como anemia ferropriva, é muito mais frequente do que as outras (estima-se que 90% das anemias sejam causadas pela falta de ferro).
Sintomas:
➡️ Cansaço generalizado
➡️ Falta de apetite
➡️ Menor disposição para o trabalho
➡️ Apatia
➡️ Palidez da pele e das mucosas
💊 O tratamento da anemia é baseado na causa subjacente da condição. Na maioria dos casos, é necessário aumentar a ingestão de ferro e vitamina B12, além de utilizar suplementos.
🔎 Leucemia: é um tipo de câncer dos glóbulos brancos, cuja causa ainda é desconhecida. Ela se caracteriza pelo acúmulo de células doentes na medula óssea, substituindo as células sanguíneas saudáveis e possui dois tipos: aguda e crônica
👉 Na leucemia aguda, as células doentes se multiplicam rapidamente e não amadurecem o suficiente para realizar suas funções normais.
👉 Já na leucemia crônica, o crescimento das células é mais lento e os pacientes têm um maior número de células maduras.
De forma geral, seus principais sintomas são:
➡️ Fraqueza
➡️ Sangramentos
➡️ Manchas roxas no corpo
➡️ Dores nas pernas
➡️ Febre
➡️ Gânglios aumentados
➡️ Dor e aumento na região esquerda do corpo (baço)
Os tipos de tratamento variam conforme cada caso, e, assim, pode ser necessário:
➡️ Quimioterapia
➡️ Radioterapia;
➡️ Imunoterapia
➡️ Transplante de Medula Óssea
#CentrodeOncologiaMonteSinai #OncoSinai #anemia #leucemia #junholaranja